sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Sabores da Toscana

Vou ter que voltar à Itália logo, para buscar mais tartufos e poder continuar criando receitas para vocês com este diamante da cozinha! :) Este era o meu último tartufo inteiro...


Este eu usei estrategicamente nesta receita com peixe, conforme a dica do Felippo, da Naturbosco, que visitei em Arezzo, na Toscana. E de onde eu trouxe alguns dos produtos da empresa. Este era o último tartufo inteiro, mas, ainda tenho outros produtos para criar receitas para vocês, antes de poder retornar lá e buscar mais! ;)


Experimente! Clique no "Leia mais" e continue...

Esses são os produtos que eu trouxe! E a próxima receita que estou matutando é uma com esta "salsa bianca", feita à base de tartufo e porcini - especialidades da Naturbosco, que seleciona e processa os melhores produtos do bosque.


Outra preciosidade que eu trouxe da Toscana e que coloquei nesta receita é o óleo de oliva extra virgem aromatizado ao tartufo branco, da Frantoi Oleari Italiani. Dos aromáticos, pude trazer estes 4 tipos, que são ótimos. Mas, este ao tartufo tem um aroma sensacional. Nesta receita, perfuma a cozinha enquanto está no forno, durante o cozimento dos ingredientes assados. 


A empresa está sediada em Arezzo também, mas, tem uma parte da produção - a parte mais histórica e artesanal, à beira do lago de San Feliciano, em Magione, no limite entre a Toscana e a Perugia. Um lugar belíssimo e inspirador, onde o Alessio, da FOI, me deu uma aula sobre óleo de oliva!


Então, vamos à receita! Espero que gostem!
Beijos da Gy
:)

Ingredientes:

- 1 filé de tilápia
- 3 corações de alcachofra
- 8 mini tomates
- 1 tartufo negro
- 1 punhado de alface baby lisa mix (verde e roxa)
- Azeite de oliva aromatizado ao tartufo
- Sal marinho defumado
- Pimenta preta moída na hora

Molho:
- 1/2 colher de sopa de mel
- 1 colher de sopa de azeite de oliva aromatizado ao tartufo
- Suco de meio limão siciliano
- 1 pitada de sal marinho defumado

Modo de preparo:

Tempere o filé com o sal e a pimenta. Deixe descansar por 20 minutos e depois leve ao forno pré-aquecido (180 graus), junto com os corações de alcachofra e os mini tomates, com um fio de azeite de oliva aromatizado ao tartufo sobre tudo, por 30 minutos.
Para o molho, misture bem todos os ingredientes.

Montagem:
Disponha as folhas de alface baby no fundo do prato, os mini tomates, os corações de alcachofra e as lascas do peixe assado. Fatie o tartufo sobre tudo e regue com o molho.







Nenhum comentário:

Postar um comentário