domingo, 11 de outubro de 2015

Pedacinhos da nossa história

Essa é uma receitinha muito especial! Porque a receita destes pimentões foi a primeira que aprendi na Itália, com a Manuela Dall'Agnol, que agora é a minha "mamma" italiana! A "mama" da minha família italiana, onde fiquei hospedada por alguns dias em Fastro, distrito de Arsiè, de onde saiu o meu bisavô quando emigrou para o Brasil.

Na casa da montanha, com a minha mamma italiana Manuela!
Experimente! Clique no "Leia mais" e continue...

Sozinhos esses pimentões já ficam deliciosos e podem ser servidos como acompanhamento ou até para temperar uma boa "pasta" (se for italiana, melhor ainda). Eu provei no primeiro jantar, na casa deles. E, depois, quando fomos passar o final de semana na casa que eles têm na montanha (em Cima Campo, acima de Arsiè), ajudei a Manu a preparar a receita para o almoço. Assim, pude aprender para agora criar uma saladinha pra vocês! A receita original dela é só com pimentões, mas, para a saladinha eu dei uma incrementada (essa mistura pode ser servida também como antepasto).


De produtos italianos, agreguei à receita os deliciosos cogumelos porcini secos, da Naturbosco, de Arezzo/Toscana (falei sobre eles na receita anterior) e o óleo de oliva extra virgem do Biffi, de Milão. Os produtos italianos vocês encontram em casas de produtos importados.


Ingredientes:

- 1 punhado de radicchio roxo
- 1/2 pimentão amarelo
- 1/2 pimentão vermelho
- 1 dente de alho pequeno
- 1 colher de chá de azeite de oliva extra virgem
- 1 pitada de sal marinho moído
- 1/2 colher de chá de adoçante em pó (stévia)
- 1/2 xícara de cogumelos secos
- 1 colher de sopa de passas de uva
- Óleo de oliva extra virgem para temperar
- Aceto balsâmico para temperar

Modo de preparo:

Lave o radicchio, centrifuge, rasgue em pedaços menores e reserve.
Hidrate os cogumelos por 30 minutos em água quente. Lave e reserve.
Lave, retire as sementes e pique os pimentões em pedaços pequenos. Coloque em uma frigideira com o azeite de oliva, o dente de alho inteiro, o sal e o adoçante. Deixe cozinhar em fogo médio, mexendo sempre, até que os pimentões murchem. Então abaixe o fogo ao mínimo e coloque a tampa. Se necessário, acrescente um pouco de água. Quando estiverem quase cozidos, bem molinhos, tire a tampa e deixe a água secar até ficarem cremosos. O tempo de cozimento vai depender da chama de cada fogão. (Essa é a receita original da Manu.)
Para fazer a salada, na hora de retirar a tampa para secar, adicione os cogumelos e as passas. Mexa sempre que começar a grudar.
Retire o alho, que tem o objetivo apenas de saborizar.

Montagem:

A montagem da salada é muito simples: basta dispor o preparo sobre as folhas de radicchio rasgadas, temperar com o óleo e o aceto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário