domingo, 11 de outubro de 2015

Uni, duni, te entre os azeites de oliva aromatizados da Toscana

Uma união sensacional: um produto funcional com um dos óleos mais importantes do mundo. Algo bem brasileiro, com um condimento italiano! A biomassa de banana verde com o óleo de oliva extra virgem italiano aromatizado ao limão siciliano. Nhamiiii... e ficou bom demais! O óleo é o da Frantoi Oleari Italiane, que visitei em Arezzo, na Toscana. Estes 4 vieram na mala, para o Brasil! (Infelizmente não consegui trazer todos os tipos!)



Foi lá que o fiz, pela primeira vez, a degustação dos óleos de oliva para sentir o aroma aflorado e os sabores amargo e picante do azeite. É uma experiência e tanto! E, diferente do que eu imaginava, na degustação que o gentil Alessio me proporcionou, eu não tomei os óleos. As percepções são feitas através de uma avaliação sensorial através de certos movimentos e tempos com o óleo na boca.

Experimente! Clique no "Leia mais" e continue...




A biomassa você pode fazer em casa ou comprar pronta. O óleo aromatizado com limão vocês encontram em casas de produtos importados. E essa bionese "al limone" ficou sensacional com o filé de sardinha! É daqueles prontos, em lata, que de certa forma ajudam em dias corridos, pela praticidade. (Mas, ainda quero comprar sardinha fresca para fazer uma salada!)
Espero que vocês gostem!
Beijos da Gy

Ingredientes:
- 1 lata de filés de sardinha ao limão
- 1 punhado de alface lisa
- 1 berinjela pequena

Para a bionese:
- 1 xícara de biomassa de banana verde
- 2 colheres de sopa de óleo de oliva extra virgem aromatizado com limão
- 1 pitada de sal rosa
- 1 pitada de pimenta preta em grãos (moída na hora)
- Água para dar o ponto

Modo de preparo:
Lave e corte a berinjela em lâminas finas e longitudinais. Esquente uma frigideira antiaderente e doure cada lâmina nos dois lados.
Lave a alface, enrole as folhas de 3 em 3 e corte em tiras finas.
Prepare a bionese no liquidificador, juntando todos os ingredientes e acrescentando água até dar o ponto desejado - mais cremoso ou mais líquido, conforme o gosto.

Montagem:
Disponha a alface cortada no fundo do prato e, sobre ela, os filés de sardinha e as lâminas de berinjela. Sirva com a bionese.



 #ProjetoSalada #SaladasDaGy #insalata #insalate #mangiareitaliano #mangiare #mangiarebene#mangiaresano #ciboitaliano #italy #biffi #milano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário