sexta-feira, 27 de maio de 2016

Um pedacinho da Itália, na Serra Gaúcha, no Sul do Brasil

Eu e o Sandro Loeblein, da Dieta do Suco Verde, estamos montando um curso super maneiro de saladas e sucos! Nesse curso, eu vou ensinar as minhas receitas de saladas e, ele, as receitas de suco dele, claro! 
Como ele mora em Novo Hamburgo e precisávamos nos encontrar, surgiu a ideia de marcarmos uma reunião no meio do caminho entre NH e Veranópolis! Foi assim que chegamos nesse lugar mágico e nostálgico: a Osteria Della Colombia, na Estrada do Sabor, em Garibaldi, na Serra Gaúcha. 





O local é muito especial e peculiar! Vou deixar que você descubra tudo indo lá e vivendo essa experiência maravilhosa! Mas, preciso contar que a salada servida na Colombina é produzida lá mesmo e, o melhor: é orgânica! A salada servida pra nós tinha folhas, pêssegos crioulos, tomates e pimentões, tudo da safra da época!





Experimente! Clique no "Leia mais" e continue...

Foi então que eu descobri uma combinação que conquistou meu paladar: pêssego com pimentão! Simplesmente amei! Então pedi para a Raíssa, filha da Dona Odete - a matriarca, idealizadora e chefe da cozinha da Osteria, que me conseguisse alguns pêssegos e pimentões para criar uma receita! Aí já chamamos a Dona Odeta lá na cozinha e fizemos uma foto, também com a Rosângela, que é outra das três filhas da Dona Odete.




Bom, vou contar só mais isso: tá vendo essa pombinha fofucha de massa de pão? É a colombina! E, depois do almoço, todos os clientes ganham uma para levar pra casa. Pode ser envernizada e ficar como uma boa lembrança, ou deliciosamente degustada! 



Importante também contar que a Osteria Della Colombina integra o convivium Slow Food Primeira Colônia Italiana, que foi formado em Garibaldi - a primeira iniciativa dentro da filosofia na região.  Eu participei de diversas palestras no pavilhão do Slow Food Itália durante a Expo Milano, quando estive na Itália, há alguns meses. É uma filosofia justa, que pretende promover a apreciação da comida, melhorar a qualidade da alimentação e valorizar a produção local, o produto, o produtor e o meio ambiente. É uma contraposição política e filosófica ao fast food e propõe também a redução da velocidade do ritmo de vida contemporâneo - não seria mal, heim?! 



E a minha colombina?
Vou guardar de recordação!
:)
Vamos à receita, que foi criada 100% com produtos orgânicos! Além dos produtos da Dona Odete, a salada leva produtos do Valle Rústico, que também integra o Slow Food Primeira Colônia Italiana, mas, essa história eu conto em outra receita! Beijos da Gy

Ingredientes:
- 2 pêssegos crioulos
- 6 mini tomates
- 1 punhado de folhas fortes (radicci, chicória roxa, pata de vaca)
- 1/2 pimentão verde

Para o molho:
- 1 xícara de iogurte natural
- 1 colher de sopa de mel
- Suco de meio limão
- 1 pedacinho de gengibre
- 1 pitada de sal marinho não refinado
- 1 pitada de pimenta preta em grãos (moída na hora)

Modo de preparo:

Lave, centrifugue e rasgue as folhas em pedaços menores.
Lave os mini tomates.
Lave o pimentão, retire as sementes e corte em cubos.
Lave os pêssegos, corte em quatro partes e retire o caroço.

Descasque e pique o gengibre em pedacinhos pequenos.
Misture com os demais ingredientes.
Quanto mais tempo deixar descansar, mais acentuado ficará o sabor do gengibre.

Montagem: Forre o fundo do prato com o mix de folhas. Disponha sobre elas os pêssegos, os mini tomates, os cubinhos de pimentão. Finalize com o molho, na hora de servir.


#ProjetoSalada #SaladasDaGy #CursoDeSaladas #SlowFood #SlowFoodBrasil #SlowFoodItalia









Nenhum comentário:

Postar um comentário