domingo, 11 de dezembro de 2016

Uma viagem balsâmica!

Você sabia que o aceto balsâmico de Modena é um produto I.G.P. (Indicazione Geografica Proteta) e só pode ser produzido na região? É degustado no mundo inteiro, mas fabricado somente na Itália (na região). Eu pude conhecer um pouco mais sobre o produto direto na fonte: no acetifício De Nigris - primeiro produtor de aceto balsâmico da Itália, em Carpi, na região de Modena.


As receitas são várias, sempre seguindo as indicações do disciplinar que rege a produção para a área geográfica protegida (onde é permitido produzir aceto balsâmico). A base do aceto balsâmico é o mosto de uva, cuja concentração pode variar de 20% a 90% (quando mais mosto, mais original, mais concentrado e mais gostoso). O restando do percentual é composto com vinagre de vinho (10% a 80%) e um percentual de 2% de caramelo. Sempre é bom ler o rótulo na hora de escolher um (bom) aceto balsâmico.


É importante estar atento principalmente se você pretende usufruir dos benefícios que o aceto balsâmico oferece à saúde. Estudos apontam que, assim como o vinho (que também vem da uva), o balsâmico é rico em flavonoides e antioxidantes, que protegem as células e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.



Além de tudo isso, a tradição do balsâmico de Modena gera também turismo. A De Nigris inaugurou um parque temático chamado "Balsâmico Village", o primeiro parque temático do mundo, dedicado ao produto. São 40 mil metros quadrados dedicados ao produto, com 70 hectares de vinhas, cantinas onde repousam 7 milhões de litros de aceto balsâmico modenese e um panorama do "vale balsâmico" entre Carpi e Correggio. No percurso guiado são apresentadas a história e a cultura a respeito deste produto tipicamente italiano (ou modenese) tão antigo, apreciado pelo muito inteiro.


Para dar ainda mais vontade de conhecer, selecione para você a receita desta saladinha deliciosa, preparada com o balsâmico glaze 100% natural da de Nigris.
Bom apetite!
E te espero na Itália!
Beijos da Gy

Salada de salmão ao balsâmico glaze

- 1 maço de alface crespa
- 1 maço de rúcula
- 150g de filé de salmão
- 2 fatias de melão 
- Pimenta preta em grão
- Sal marinho não refinado
- Azeite de oliva
- Balsâmico glazé

Tempere o salmão com sal e pimenta. Asse em forno pré-aquecido por 20 minutosa 180 graus. Depois, desfie.
Lave e rasgue as folhas em pedaços menores.
Corte o melão em cubos pequenos.

Para servir, forre o fundo do prato com as folhas rasgadas e tempere-as com azeite de oliva, sal e pimenta preta moída na hora. Disponha o melão e o salmão. E finalize regando com o balsâmico glazé.

*******************************

Insalata di salmone con glassa balsamica

- 1 manciata di lattuga
- 1 manciata di rucola
- 150g di filetto di salmone
- 2 fette di melone
- Pepe nero
- Sale marino non raffinato
- Olio d'oliva
- Balsamico Glaze

Condire il salmone con sale e pepe. Cuocere in forno preriscaldato per 20 minuti, a 180 gradi. Dopo, sfilacciarsi.
Lavare e strappare le foglie in pezzi più piccoli.
Tagliate il melone a dadini.
Per servire, mettere nel fondo del piatto le foglie strappate e condire con olio d'oliva, sale e pepe. Disporre il melone e il salmone. E finire con glassa balsamica.


#salada #insalata #salad #ProjetoSalada #SaladasDaGy

Nenhum comentário:

Postar um comentário